FISUL - Escola de Negócios do Setor Elétrico

Atendimento

MBA em Gestão no Setor Elétrico

Conteúdos atualizados sobre geração, transmissão, distribuição, novas energias e comercialização de energia - considerando o contexto regulatório do setor elétrico que avança rapidamente -, os professores atuantes nesse mercado e com excelente formação acadêmica, fazem do MBA em GESTÃO NO SETOR ELÉTRICO, da Escola de Negócios da FISUL, um curso pioneiro no país.

Desse modo, busca compartilhar com os diferentes profissionais que atuam no Setor Elétrico Brasileiro (SEB) uma perspectiva gerencial de como os diferentes agentes se conectam e como as decisões dos órgãos reguladores setoriais (MME, EPE, ONS, CCEE, ANEEL, entre outros) influenciam nos seus negócios.

O curso se propõe a agregar, em um único MBA, aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros tão particulares ao Setor Elétrico, de forma a gerar valor aos profissionais dos diferentes negócios, tais como concessionárias, permissionárias e autorizadas de geração, transmissão, distribuição, comercialização, autoprodutores e consumidores livres.

Um MBA de alta qualidade a um preço acessível

* Curso prático, permitindo maior aplicabilidade no dia-a-dia de gestão e assertividade decisória.

* Desenvolvimento de habilidades gerenciais que permitem maximizar o resultado e mitigar os riscos.

* Professores conceituados, com formação acadêmica de excelência e atuação no mercado.

Objetivo: agregar, em um único MBA, todos os aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros, tão particulares ao Setor Elétrico, de forma a gerar valor aos profissionais dos diferentes departamentos de concessionárias, permissionárias e autorizadas de geração, transmissão, distribuição e comercialização.

Público- alvo

• Profissionais que exerçam funções às quais é indispensável o conhecimento dos aspectos regulatórios e gerenciais do setor elétrico.

• Profissionais que desejam ter visão holística das atividades do setor elétrico, com amplo conhecimento de aspectos estratégicos, jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros do setor.

• Gestores que desejam desenvolver habilidades de gestão e construir competências técnicas fundamentais à formação de um líder.

Coordenador: Dr. Franklin Miguel, CEO na Electra Energy

  • Carga horária

    19 disciplinas, com carga horária de 360h em 13 meses

  • Dias/Horário

    Quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h50

  • Início

    02 abril 2024. Término em 05 maio 2025

  • Modalidade

    On-line, ao vivo, priorizando debate

  • Professores

    18 profissionais de mercado, especialistas, mestres e doutores

Conteúdo Programático

Disciplinas Carga Horária
Modelo Institucional do Setor Elétrico / Dr. Franklin Miguel, CEO na Electra Energyc 20 horas

Aspectos jurídicos e Tributários da Regulação Setor Elétrico, / Dra. Maria João Rolim, Coordenadora de Energia do Rolim, Goulart Cardoso Advogados

20 horas

Estratégia Empresarial Setor Elétrico, Dr. André Luis de Castro David, Sócio proprietário da Kickoff Gestão e Treinamento Empresarial LTDA. 

20 horas

Planejamento e Matriz Energética, Dr. Pedro Américo David, engenheiro de pesquisa energética

20 horas

Geração de Energia e Perspectivas, Dra. Fabiola Sena, CEO da FSET Consultoria em Energia

20 horas

Perspectivas da Indústria de Gás Natural, Esp. Adrianno Lorenzon, Diretor de Gás Natural (ABRACE)

20 horas

Transmissão de Energia Elétrica, Ma. Caroline Mattar, Gerente de Integração e Acesso, no Operador Nacional do Sistema–ONS

20 horas

Distribuição de Energia Elétrica, Dr. Sérgio Kinya Fugimoto, sócio diretor da Illuminatio Energia e Sistemas e coordenador de projetos de P&D na Abradee

20 horas

Comercialização de Energia Elétrica e Leilões I, Dra. Solange David, Conselheira de Administração do Cigre Brasil e de Santo Antônio Energia (SAE)

20 horas

Comercialização de Energia Elétrica e Leilões II, Dra. Solange David, Conselheira de Administração do Cigre Brasil e de Santo Antônio Energia (SAE)

20 horas

Gerenciamento de Riscos Corporativos do Setor Elétrico, Me. Eloir Joakinson Jr, Presidente da Termelétrica UEG Araucária S.A.

20 horas

Gestão de Licenciamento Ambiental, Dra. Karlla Maria Martini, advogada sênior da Companhia Paranaense de Energia-COPEL

20 horas

Gerenciamento de Riscos Corporativos, Me. Eloir Joakinson Jr, Presidente da Termelétrica UEG Araucária S.A.      

20 horas

Operação do Sistema Elétrico Brasileiro e Formação de Preços, Me. Mário Daher, Conselheiro de Administração da EPE e do Conselho Energético da OAB/SP

20 horas

Tarifas de Energia Elétrica, Me. Helder Wilson Sousa, diretor de regulação da TR Soluções

20 horas

Gestão Financeira para o Setor Elétrico

20 horas

Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono, Julio Natalense, mestre em Gestão Tecnológica e Gestor Executivo para Iniciativas de Carbono da Suzano

10 horas
Liderança e Comunicação, Paulette Melo, PhD em Administração e consultora na área de gestão de pessoas e arquitetura organizacional 20 horas
Geração Distribuída, Mercado de Hidrogênio e Novas Tecnologias, Wolf Rowell, especialista em Gestão no setor elétrico (FISUL) e Sócio-Diretor de Engenharia e Finanças da Noal e Energia 20 horas

Corpo Docente

Franklin miguel

coordenador

  • titulação

    Doutor em Sistema de Potência (USP) e CEO na Electra Energy

  • Disciplinas ministradas

    Modelo Institucional do Setor Elétrico

  • resumo

    Doutor em Sistema de Potência (USP) e CEO na Electra Energy. Foi diretor de Regulação e Comercialização na Norte Energia. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), com pós graduação em Planejamento, Operação e Comercialização da Indústria de Energia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (2004) e MBA em Gestão de Energia pela Fundação Getúlio Vargas (2002). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e em direito pela Faculdade Dom Bosco (2009).Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, Eletrônica de Potência, Direito Regulatório, Comercialização de Energia no segmento livre e regulado, Cálculo de Tarifa de Distribuição e Transmissão. Possui experiência acadêmica como professor em diversas instituições. Atuou como Diretor de Regulação e Comercialização na Norte Energia.