FISUL - Escola de Negócios do Setor Elétrico

Atendimento

Gestão de Riscos na Comercialização de Energia

Introdução e aprofundamento ao processo de análise e gestão de riscos na comercialização de energia, do ponto de vista de um agente comercializador e de um agente de geração de energias renováveis.

Objetivos:

* Atender demandas de egressos, de atuais e de futuros alunos e à comunidade em geral, do setor elétrico, no que se refere ao processo de análise, mensuração e gestão do riscos na comercialização de energia.

* Apresentação e estudos de caso relacionados à precificação e gestão de riscos nas operações de compra e venda de energia no Setor Elétrico Brasileiro.

Público- alvo: Egressos e atuais alunos do MBA do Setor Elétrico, profissionais do setor elétrico, com conhecimento básico sobre a estrutura de funcionamento do setor elétrico, especialmente o segmento de comercialização e geração de energia elétrica.

Coordenador: Dr. Franklin Miguel, doutor em Sistema de Potência (USP) e Diretor de Regulação e Comercialização na Norte Energia.

Professor: Leôncio Filho, Engenheiro Eletricista com Mestrado em Engenharia Elétrica na área de Tomada de Decisão Multicritério e Gestão de Riscos aplicadas à construção de Portfólios de Energias Renováveis.

  • Desconto

    Egressos FISUL e alunos FISUL

Conteúdo Programático

Introdução - 1h Fundamentos da Gestão de Riscos
  Principais tipos de riscos e comercialização de energia
  Estrutura da Gestão de Riscos
Riscos de créditos - 2h30 Conceitos
  Etapas
  Critérios de Análise
  Precificação
Riscos de Mercado e Precificação - 7h Conceitos de Quantis
  Conceitos das Métricas: valor esperado, V@R e CV@R
Curva Forward de Preços Curva Forward de Preços
  Volatilidade da Curva Forward de Preços 
  Cenários de PLD
  Avaliação do riscos com base na Curva Forward de Preços
  Risco X Retorno
  Precificação de Risco de Submercado
  Precificação de Operações com Modulação
Gestão de Risco para Agente de Geração - 3h30 Gestão de Risco para Geradores Hidráulicos
  Gestão de Risco para Geradores Eólicos e Fotovoltaicos

Corpo Docente

Franklin miguel

coordenador

  • titulação

    Doutor em Sistema de Potência (USP) e CEO na Electra Energy

  • Disciplinas ministradas

    Modelo Institucional do Setor Elétrico

  • resumo

    Doutor em Sistema de Potência (USP) e CEO na Electra Energy. Foi diretor de Regulação e Comercialização na Norte Energia. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), com pós graduação em Planejamento, Operação e Comercialização da Indústria de Energia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (2004) e MBA em Gestão de Energia pela Fundação Getúlio Vargas (2002). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e em direito pela Faculdade Dom Bosco (2009).Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, Eletrônica de Potência, Direito Regulatório, Comercialização de Energia no segmento livre e regulado, Cálculo de Tarifa de Distribuição e Transmissão. Possui experiência acadêmica como professor em diversas instituições. Atuou como Diretor de Regulação e Comercialização na Norte Energia.