Atendimento

Geração e distribuição incluída na formação de formação de preço 2024

postado em 05/12/2022

O grupo Técnico de Micro e Mini Geração Distribuída da CCEE esteve em reunião com agentes para discussão dos motivos do adiamento da implementação da geração distribuída nos modelos computacionais. 

Alguns aspectos de análise de sensibilidade e processo de revisões quadrimestrais estão em atraso, revelando lacunas operacionais nos processos de comunicação entre os modelos computacionais. Além disso, foi detectada uma necessidade de ampliação da sensibilidade da representação do GD em diferentes cenários sazonais. 

Esta decisão requer um diálogo mais profundo com os agentes para saber quais parâmetros serão alterados a fim de gerar uma representação mais fidedigna da GD. 

Foi informado também que a redação da proposta da Resolução Normativa na Consulta Pública Aneel 43/2022 ainda levará alguns ajustes, talvez até uma nova seção específica sobre a MMGD, que depende de aprovação nas Comissões Gestora e Deliberativa com pelo menos um mês de antecedência em relação ao início da utilização da norma e avaliação da Aneel. 

Por isso, um novo cronograma de trabalho com as fases de implementação da representação da geração distribuída está em andamento. 

Confira a notícia na íntegra e todas as fases de implementação no link:

https://abraceel.com.br/blog/2022/10/geracao-distribuida-deve-comecar-a-ser-considerada-na-formacao-de-precos-em-2024/ 

? Como aplicar esse conhecimento para evoluir seu negócio?

A Faculdade FISUL oferece MBA em Gestão para o Setor Elétrico.

Saiba mais em: MBA em Gestão para o Setor Elétrico