Comissão Câmara debate transição energética para enfrentar a crise climática

postado em 09/05/2023

Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados debateu nesta terça-feira (9) a transição energética no Brasil. A audiência pública aconteceu às 10 horas, no plenário 14. O deputado João Carlos Bacelar (PL-BA), que pediu o debate, lembrou que a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza, anualmente, a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP), na qual países de todo o mundo se reúnem para discutir e construir compromissos e soluções para o enfrentamento da crise climática.

"Na COP27, realizada em 2022 no Egito, o tema foi amplamente discutido, com especial destaque para a crescente importância do desenvolvimento e implementação de estratégias nacionais para a transição energética, imprescindível para a redução das emissões de gases de efeito estufa de origem antrópica, principal causa do aquecimento global", disse.

O vice-secretário para H2 no - INEL - Instituto Nacional de Energia Limpa Frederico Freitas e professor da Escola de Negócios do Setor Elétrico da FISUL, Frederico  Freitas, falou sobre os desafios do Brasil e do mundo, bem como sobre as aplicações para hidrogênio verde.

Dados alarmantes

Segundo Bacelar, em março de 2023 o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) divulgou versão atualizada de seu relatório anual com dados alarmantes sobre os danos já causados pelo aquecimento global em diferentes regiões do planeta, incluindo no Brasil.

No documento, o IPCC alerta que, para que o aquecimento do planeta não ultrapasse o limite recomendado pela ciência, de no máximo +1,5°C até 2100,

evitando os piores impactos da crise climática sobre a humanidade, é necessário reduzir as emissões de gases do efeito estufa de origem antrópica em 50% até 2030 e em 99% até 2050.

"Neste estudo, o IPCC reforça que o setor energético é um dos principais emissores de gases de efeito estufa a nível mundial e terá papel central na busca por soluções para o enfrentamento deste desafio", observou o deputado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Assista a  audiência sobre transição energética no Brasil – Minas e Energia – 09/05/2023